segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

História da TV Ceará

UMA EMISSORA COMPROMETIDA COM A CIDADANIA. Localizada na cidade de Fortaleza e mantida pela Fundação de Teleducação do Ceará - FUNTELC, a TV Ceará exibe sua programação durante 24 horas por dia, via satélite, para a população de todo o Estado.

História da TV Ceará

Augusto Benevides. Presidente da TVC

A TV Ceará foi inaugurada no dia 7 de março de 1974, com o nome de TV Educativa, durante a administração do Governo César Cals, com a meta de levar a educação às localidades mais distantes do Ceará. E, através do ensino a distância, a emissora conseguiu formar mais de 400 mil alunos em todo o Estado.

Ao longo dos anos, a missão da TV deixou de ser apenas educativa e passou a priorizar também a formação da cidadania valorizando sempre a cultura regional e a informação jornalística. Em 1993, na gestão do Governo Ciro Gomes, passou a ser denominada de TV Ceará, continuando uma emissora oficial do Governo do Estado, sob a gerência da Fundação de Teleducação do Ceará – FUNTELC, hoje vinculada à Secretaria da Casa Civil. Agora, com o incentivo e o apoio do Governador Cid Gomes, a emissora se prepara para migrar para o sistema digital. O processo de licitação para a compra do novo transmissor já foi concluído e a expectativa é a produção de programas de qualidade com imagens de alta definição.

Atualmente, a TV Ceará tem participação ativa na grade de programação da Rede Brasil. Diariamente, reportagens produzidas pela TVC são veiculadas nacionalmente nas duas edições do Repórter Brasil, às oito da manhã e oito da noite. A emissora produz 20 horas de programas semanalmente.