segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


época em que a emissora paulista iniciava um processo de reformulação interna na busca de aperfeiçoar sua profissionalização.

No início, poucos acreditavam que a mudança de sinal seria positiva para a TV Cidade. Dez anos depois, a emisso

TV Cidade (Fortaleza)


A TV Cidade de Fortaleza é uma emissora de televisão brasileira com sede em Fortaleza, CE. Transmite para sua região de cobertura a programação da Rede Record, além de gerar programação local. Opera no canal 8 VHF.

História

No dia 30 de agosto de 1978, entrou no ar a TV Uirapuru, que transmitia seu sinal através do canal 8. Pouco tempo depois, em dezembro do mesmo ano, o empresário Miguel Dias de Sousa, um dos nove filhos de Patriolino Ribeiro, oficializava a aquisição de 50% das ações da emissora. Em março de 1979, o restante do patrimônio foi adquirido em sua totalidade, que representou o grande passo para o nascimento do Grupo Cidade de Comunicação.

Em junho de 1981, nascia a TV Cidade de Fortaleza, sob a presidência do empresário Miguel Dias de Souza. A emissora era afiliada à Rede Bandeirantes e, durante todo o dia transmitia a programação da televisão paulista, que tinha como destaque os programas esportivos, o telejornalismo e o Programa do Bolinha, um dos líderes de audiência na época.

Em 1982, a TV Cidade passava a transmitir também a programação da TVS, hoje SBT. De segunda a sábado, o fortalezense continuava acompanhando a programação da TV Bandeirantes, mas aos domingos o canal 8 cedia espaço ao Programa Sílvio Santos, que liderava a audiência em todo o país.

Irapuan e Irapuetes

Se Chacrinha fazia sucesso em todo o Brasil, no Ceará as tardes dos sábados eram imperdíveis no canal 8. Aqui, a maior audiência era de Irapuan Lima, que começava o seu programa de auditório ao meio-dia e seguia até às quatro horas da tarde proporcionando muita alegria a milhares de pessoas. Ele, e claro, as Irapuetes, que à época esbanjavam sensualidade. Ao invés do abacaxi que se tornou marca registrada do concorrente nacional, Irapuan Lima oferecia um frango aos candidatos reprovados pelos jurados no palco. A sátira era engraçada e agradava em cheio ao público. Em 1982, no mesmo período do Programa Irapuan Lima, a TV Cidade lançou um outro programa de entretenimento, mas com características diferentes.

O Programa Armando Vasconcelos, apresentado pelo próprio jornalista, unia alegria e diversão, com a famosa “Garota da Capa”, a entrevistas sérias e contundentes, trazendo ao estúdio da TV Cidade as maiores personalidades políticas e sociais do Estado.

Programas policiais

Em 1982, estreou o Programa Mão Branca, apresentado pelo jornalista Francisco Taylor. Foi um marco na televisão cearense. Não demorou, o Programa Mão Branca alcançou a maior audiência em todo o Estado. O Mão Branca seria substituído pelo Aqui Agora Fortaleza, um noticiário policial que seguia os mesmos padrão do programa Aqui Agora veiculado pelo SBT em São Paulo.

Depois do sucesso das duas primeiras experiências na editoria policial, a TV Cidade voltou a fazer grandes investimentos para viabilizar um novo projeto: O Cidade Livre. Um programa que abordava das notícias policiais com denúncias de problemas na cidade ao humor. Os telespectadores podiam se deslocar até o estúdio e conversar ao vivo com o apresentador. Mais um sucesso. No entanto, nenhum dos noticiários policiais alcançou tanta audiência como o Cidade 190. Há seis anos no ar, o programa Cidade 190 apresentado pelo radialista Édson Silva.

Troca pelo SBT

No dia 7 de janeiro de 1987, foi assinado o contrato definitivo entre a TV Cidade e o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. Do departamento de Máster da empresa em Fortaleza, o presidente Miguel Dias de Souza acompanhou pessoalmente, ao lado do jornalista Armando Vasconcelos, a troca de sinal. Saía a TV Bandeirantes e entrava o SBT.

Dez anos depois, a emissora expandiu sua área de planejamento em marketing, reequipou seu parque tecnológico e pôs em prática um novo plano de jornalismo, apostando em uma programação diversificada para atingir públicos de diferentes segmentos. O resultado foi satisfatório. A TV Cidade consolidou o segundo lugar absoluto na preferência dos telespectadores cearenses.

A vez da Record

Em 1997, o presidente do Grupo Cidade, Miguel Dias, surpreendeu o setor ao trocar o SBT pela Rede Record, na

ra comemora os consecutivos resultados das pesquisas de opinião, entre os telespectadores das diferentes classes sociais, que a colocam em primeiro lugar no índice de audiência em diversos horários. Hoje, a empresa tem uma nova dinâmica de trabalho. Investiu no aperfeiçoamento e contratação de profissionais para todas as áreas da emissora.

Em 30 de agosto de 2008, a emissora renovou por 7 anos a sua aliança com a Rede Record, acabando de uma vez por todas com os boatos em relação ao seu retorno ao SBT.

Em agosto de 2009, segundo Lauro Jardim, da revista Veja, o SBT está tentando tirar a Cidade da Record.

O grupo

O Grupo Cidade de Comunicação ainda conta com diversas emissoras de rádio, com atuação na Grande Fortaleza: AM Cidade (860 kHz), FM Cidade (99,1 MHz), Atlântico Sul FM (105,7 MHz), Jovem Pan 2 FM (94,7 MHz), Tropical FM (92,9 MHz) e Liderança FM (89,9 MHz).

Expansão para o interior

Nos últimos anos a TV Cidade Fortaleza expandiu suas transmissões para o interior do ceará passando a ser transmitida em grandes cidades interioranas como: Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá e Quixeramobim por exemplo.