segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Rede União




A Rede União, também chamada TV União é uma rede de emissora de televisão brasileira, voltada para o público jovem, que tinha a antiga sede em Rio Branco, Acre (atualmente a sede é em Fortaleza, Ceará) e tem retransmissoras e afiliadas nos estados do Ceará, Acre, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, incluindo o Distrito Federal.

História

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: TV União Rio Branco

A TV União Rio Branco, também conhecido apenas TV União, entra no ar em agosto de 1988, como afiliada à Rede Bandeirantes, na cidade do Rio Branco.

Em 1990, a emissora instala sete retransmissoras como afiliadas à Bandeirantes nos principais municípios do Acre:

Na década seguinte, em 2002, a TV União deixa a Bandeirantes e passa operar como emissora independente. A partir de então, a emissora visando suas operações, começou a participar dos processos de licitação de canais de Rádio e Televisão, que o Ministério das Comunicações realizava em todo o país.

A TV União ganhou em vários estados e hoje o grupo que conta com emissora independente canal 17 UHF e 21 NET, em Fortaleza (Ceará) e tem as emissoras próprias em Brasília (Distrito Federal) canal 56 UHF, Rio Branco canal 13 VHF e também conta com seus parceiros em outros estados no Brasil para retransmissão em canal aberto.

A TV União está em via satélite para as três Américas (norte, central e sul) e parte da Europa. A Rede União conta com uma estação da Rádio União FM em Rio Branco (Acre).

A atual sede da TV União localiza-se na Rua Vicente Leite, 1695, Fortaleza, Ceará. A programação é baseada na exibição de vídeo-clipes e programas de linguagem jovem, estilo adotado pela MTV Brasil.

É acreditando no futuro e principalmente, ser um veículo de transformação social que a TV União investe em novas tecnologias para que cada vez mais seja a opção na vida dos nossos telespectadores.

Apresentadores da TV União

A primeira formação (até 2004) era formada por Karine Alexandrino, Dan Viana, Rodrigo Vargas, Thiago Mancha, Fernanda Costa, Natália Nara e Anderson Marçal.

Em 2005, entra Amenhotep, Eve Butterfly, Gal Santiago e Marta Cruz. Muitos dessa formação de apresentadores saíram da emissora para trabalhar na Rede Diário, do Sistema Verdes Mares ou seguirem outra carreira.

Em janeiro de 2006, entra Marisa Paiva, Grazy Costa. E da antiga formação só restaram Karine, Rodrigo e Dan, que trabalham atualmente junto com Amenhotep, Grazy e Marisa.

Em 2007 com o concurso para Vj´s integram a equipe os VJ´SRenata Aymoré e Ilan Gurgel.

Em 2008 a transformação já começou. Muda-se a grade da emissora e os apresentadores. Luciana Dias, Fellipe Revuelta, Lícia Fontenele, Veralyne Moreno, Ladinne. A mais recente VJ contratada é Andréa Feijó, apresentadora do programa Tribos e Traduzidos.

Após participarem do Concurso Garota e Garoto VJ, Aiane e Almir são os novos vj´s da casa.

Jornalismo inovador

O Jornalismo da TV União formado pelos Jornalistas Monique Oliveira, Rani Mendes, Tarcísio Filho, Amanda Paiva, Veralyne Moreno, Jordana Ferreira e Mariana Pontesé inovador, criativo e diferenciado. É um jornalismo que está inserido durante toda a programação da TV União, com o objetivo de fornecer ao telespectador um jornalismo dinâmico. Atualmente o jornalismo da TV União pode ser verificado no News, no Blog da União, nas enquetes e no Programa Contexto Geral.

News é um formato diferenciado de reportagem jornalística, que é inserido durante toda a programação da TV União. São reportagens de no máximo três minutos, transmitidas durante todo o dia nos intervalos dos programas. Esse formato de reportagem, que se destaca em meio às reportagens de outros meios televisivos, tem o objetivo de transmitir a informação de forma dinâmica e criativa. As reportagens do News abordam temas nacionais, regionais e locais de interesse público e atuais. Profissionalismo é a lei da Casa, que preza pela qualidade da informação transmitida

As enquetes jornalísticas são questões sobre temas que estão em pauta na atualidade respondidas pela população. O objetivo é dar voz à população, para que ela possa expressar a sua opinião sobre os diversos temas em debate na cena local, nacional e mundial. As enquetes estão inseridas na programação da TV UNIÃO, sendo transmitidas durante todo o dia nos intervalos do programa.

O Contexto Geral é um programa com duração de aproximadamente 45 minutos, que vai ao ar todo domingo, às 22h, com reprise às segundas-feiras, no mesmo horário. Em linhas gerais, o Contexto Geral é um programa de entrevistas que mostram o perfil do entrevistado, sua trajetória, projetos e a opinião sobre os principais assuntos de interesse nacional.

No ano de 2004 a emissora apresentou o diferencial do jornalismo investigativo, com denúncias que culminaram com um atentado a bala ao prédio de sua sede, em Fortaleza. Durante esse tempo ficaram marcadas as coberturas do escândalo da campanha "Ceará doa o troco" e da batalha entre o Ministério Público Federal, Secretaria de Patrimônio da União e a empresa Click Produções, que promovia o evento Fortal. A micareta sofreu diversas paralisações nas obras de sua infra-estrutura, no trecho do desfile, que se realizava na avenida Beira Mar, gerando daí a ação do MPF e da SPU. A emissora foi a única a cobrir de maneira integral o fato. Fruto do trabalho dos jornalistas Norton Lima Júnior e Celso Maia Gondim Neto.

Papo TV União

Estreou em março de 2005, a partir do chat da emissora, e depois se tornou independente, visando o encontro de jovens, que se comunicariam mais (fariam novas amizades e encontrariam novas paqueras). Isso representaria um avanço na emissora, e os jovens passariam a assistir-la mais e interagir com ela. O Papo TV funciona da seguinte maneira: jovens cadastrados com o seu nickname (apelido real ou fictício) mandam mensagens para a emissora pelos celulares das linhas já tradicionais Oi, Tim e Brasil Telecom cadastrados (e atualmente, até celulares da Claro e da Vivo), para falar com os apresentadores, pedir clipes ou falar com os seus amigos ou paqueras; os amigos mais íntimos se organizam em grupos, e se encontram em terminais rodoviários e pontos turísticos de todos os lugares do Brasil onde a TV União é exibida.