segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


Histórico



A TV Verdes Mares foi inaugurada em 31 de janeiro de 1970. Na ocasião, foi transmitido o primeiro telejornal com 20 minutos de duração. Desde então, a TV vem realizando o desejo de seu fundador Edson Queiroz ao projetar o Ceará e o Nordeste, através de uma filosofia voltada para o pioneirismo e para uma comunicação clara, ética, atual e empenhada em traduzir os anseios da população.

A qualidade de sua transmissão e programação levaram a TV a conquistar o primeiro lugar no IBOPE após oito meses de sua inauguração. Em 1973, seus sinais passaram a ser transmitidos para o interior do Estado e até para algumas cidades de estados vizinhos. Tais fatos contribuíram para a sua ingressão no grupo das emissoras afiliadas a Rede Globo, em 1974, quando fez a primeira transmissão em cores do Nordeste, durante a Copa do Mundo de Futebol na Alemanha.

As novas tendências mercadológicas sempre encontram espaço na grade de programação da TV. Um bom exemplo são os projetos de responsabilidade social com investimentos constantes em campanhas sociais, culturais e promoção de grandes eventos para a população.

A diversificada programação da emissora agrada a todos os públicos e faixas etárias conferindo uma liderança absoluta na audiência do Estado. Atualmente, 100% do território cearense está ligado na TV Verdes Mares.

Além disso, desde o dia 1º de outubro de 2009, está no ar a TV Verdes Mares Cariri, chegando a 66 municípios – equivalente a 36% do Estado. A nova emissora cobre uma área de 61.197 quilômetros quadrados (41% do Ceará) de seis regiões. Ao todo, são mais de 1,9 milhão de pessoas na área de cobertura da nova emissora, em 458 mil domicílios com TV. O sinal da TV Verdes Mares Fortaleza passa a cobrir 118 municípios, mais de 6,2 milhões de pessoas e 1,6 milhão de domicílios com TV.

Todo esse sucesso da TV Verdes Mares está respaldado pelo bem-sucedido Sistema Verdes Mares, o maior sistema de comunicação do Ceará, integrante do Grupo Edson Queiroz. Assim, anunciar na TV Verdes Mares é compartilhar esse sucesso.

Prêmios

Em 2006, a TV Verdes Mares ganhou o Prêmio Assis Santos de Veículo do Ano. E a reportagem “Fábricas do Bem”, de autoria dos jornalistas César Menezes, Aline Oliveira, Eulália Camurça, Ricardo Nunes, Susy Costa e Ana Quezado, que mostra as ações de responsabilidade social das empresas privadas no Estado, foi uma das finalistas do Prêmio Imprensa Embratel.

Em 2007, a TV Verdes Mares ganhou o V Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde, na categoria principal. A série de reportagens apresentada, “Sistema Único de Saúde”, mostrou que, somente em Fortaleza, 150 mil pessoas aguardam por uma consulta pelo SUS.

Em 2008, as jornalistas Ana Quezado e Eulália Camurça venceram a 4ª edição do concurso Tim Lopes de jornalismo investigativo, na categoria televisão. Em novembro do mesmo ano, ganhou novamente o Prêmio Assis Santos na categoria Veículo do Ano.